30 julho 2010

Watercolor


Ontem, aprendi uma técnica maravilhosa de patchwork: watercolor. É preciso ter uma grande variedade  de quadradinhos de tecido para compor o trabalho. Mas, segundo minha professora, para entender a intenção dessa técnica pode-se começar com algo bem simples. "Aí,  é só brincar com o arranjo dos quadradinhos". O patchwork é assim, nos oferece infinitas possibilidades de transformar pedaços de tecidos em algo surpreendente.

23 julho 2010

Carinho Sintético?!



Hoje eu li um artigo dizendo que está faltando a matéria-prima mais importante para o patchwork: o algodão.
Algumas empresas já substituíram o algodão por fio sintético. A tendência é a substituição gradativa, tornando cada vez mais difícil encontrar roupas cem por cento algodão.
Logo pensei nos tecidos usados no patchwork, que são cem por cento algodão, dos nacionais aos importados.
Será que com o passar dos anos terão que ser substituídos por tecidos sintéticos? E os tecidos de algodão se tornarão raros e, conseqüentemente, considerados um luxo?  Ou tudo isso é mera especulação?
Dizem, também, que o livro se tornará objeto de luxo e de colecionadores em curto espaço de tempo. A tecnologia da informática já nos fornece os livros virtuais.
Então, pensei que o melhor a fazer é comprar um bom livro e uma linda colcha de patchwork e guardá-los em um baú de madeira. No futuro, será um tesouro para quem os herdar.